Menu principal

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Porque os satélites não caem?

Um satélite pode ser considerado é qualquer objeto que orbita algum planeta em trajetória elíptica ou circular. Um exemplo é a Lua, um satélite natural da terra.

Os satélites artificiais que criamos tem vários objetivos, os principais são para transferência de dados e comunicação, pesquisa, mapeamento, etc.


Mas porque um satélite não cai?


Simples!! A gravidade da terra atrai o satélite para o seu núcleo, e o movimento constante é gerado por um impulso inicial na velocidade adequada.



Vou explicar melhor.

Conforme imagem abaixo, se em uma montanha muito, muito alta, disparecemos um canhão com baixa velocidade no tiro a bala do canhão ia cair logo ao chão(tiro 1), pois a gravidade seria mais forte puxando a bala do canhão para baixo.



Se a potência do tiro for maior gerando mais velocidade, a bala de canhão irá demorar mais a alcançar o solo (tiro 2).

Agora se a altura do da montanha for adequada e a velocidade do disparo for suficientemente forte(tiro 3), a bala de canhão irá ficar girando em volta da terra, devido a gravidade fazer com que a bala fique sempre caindo e a velocidade mantem o curso da bala.





Os satélites então são acoplados em foguetes que sobem na vertical e alcança a altura adequada( se não me engano a 100km da superfície da terra) após isso o foquete se posiciona na horizonta paralela a terra e acelera até a velocidade adequada, após isso o satélite é solto e mantem a velocidade sempre caindo.

Mas os satélites ainda assim caem após algum tempo, pois a terra não é 100% redondo, essas diferenças na superfície da terra ao passar dos anos, faz com que o satélite perca a velocidade e acabe caindo.


Seque também um vídeo explicando o processo.







Agora já sabemos um pouco sobre porque osa satélites não caem!

Até mais pessoal, abração.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Descobrir informações sobre peças do seu computador

Se você precisa ou deseja fazer atualização(UPGRADE) no seu computador, precisa saber sobre o que tem dentro do seu computador, com a ferramenta CPU-Z mesmo sem precisar abrir seu computador, sem ter muita prática, você irá sabre todas informações que precisa, fácil e rápido. Então vamos ao trabalho! 

CPU-Z

O CPU-Z é uma ferramenta para  saber detalhes do seu computador, em apenas uma tela com várias abas ele mostra CPU (processador), Caches, Mainboard (placa-mãe), Memory (Memória), SPD (identificação do módulo de memória) e Graphics (placa de vídeo). 

Ele também possui o botão Tools (ferramentas), onde podemos verificar se existe atualizações de drivers e BIOS, também permite salvar um relatório sobre o hardware do computador no formato TXT e HTML. 


Baixe o CPU-Z no Link abaixo, descompacte e execute o programa, não necessita de instalar 

Clique aqui para baixar o programa no blog

Clique direto do site oficial do CPU-Z

Execute o programa e verá a seguinte tela contendo informações de seu computador.



Abra a guia Mainboard para ver modelo e informações de sua placa mãe.

Abra a guia Memory e verá a quantidade de memória instalada no seu computador.


Para saber quantos slots de memória se computador suporta e quais os barreamento, DDR, DDR2 ou DDR3, vá na guia SPD.


No botão tools você pode verificar atualizações de BIOS e DRIVERS e salvar relatórios com informações de seu computador.



Agora você já tem uma ferramenta para te ajudar no inventário de hardware da sua máquina.


Vou ficando por aqui, espero que a informação seja útil, qualquer dúvida mande entre em contato

Até  a próxima, abração.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como deixar o computar mais rápido





Abaixo mostrarei uma dica para deixar tanto a inicialização e operação do seu computador Windows mais rápido.

Quando ligamos  computador ele carrega várias aplicações, sendo elas essenciais para o funcionamento do sistema e outros não essenciais.

Vou mostrar como desabilitar essas aplicações não essenciais do seu computador.

Essa ação irá reduzir o uso de Hardware(processamento  e memória),  

Mãos a obra!

Exemplo windows 7.

1º Passo: Clique no iniciar digitar msconfig, clicar em msconfig.





2º Passo: Irá abrir a tela de configuração do sistema, clique na guia Inicialização de Programas, logo abaixo o windows irá listar os programas que são executados na inicialização do windows.





3º Passo:  Desmarque as caixas de seleção, para desabilitar programas não essenciais, deixe ativo apenas as aplicações relacionadas a proteção(Antivirus) e ao sistema operacional, e clique em OK, na próxima tela, marque opção não mostrar mensagem novamente e em Reiniciar







Após a reinicialização do Computador, você já irá notar uma melhora no desempenho tanto na inicialização quando na operação do sistema.

Pronto! seu computador não executando aplicativos desnecessários.


Exemplo windows 8/8.1 e 10.

A única alteração em relação ao Windows 7, e que o acesso a configuração do sistema está incluída no gerenciador de tarefas, o processo é o mesmo, basta abrir o msconfig que ele vai direcionar para inicialização de programas.

Agora desabilite os programas não essenciais e reinicie o computador e pronto!







Caso tenha dúvidas sobre quais programas desabilitar, consulte na internet ou mande uma mensagem com sua dúvida.


Obrigado, e até mais!!!!



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Espelhar tela do notebook, celular na TV sem usar cabos(wi-fi)

Se deseja espelhar a tela do seu notebook, tablet ou celular smartphone em uma TV, digo pra você que é possível!! e sem precisar conectar cabos do seu notebook ou celular na TV.

Primeiro vamos entender o padrão estabelecido pelas empresas, para esses tipos de conexões.

DLNA (sigla para Digital Living Network Alliance):
É uma organização formada por empresas associadas, com objetivo firmar regras  de comunicação entre dispositivos conectados em uma rede doméstica, onde esses dispositivos possam trocar dados entre si, exemplo  TV com um smartphone, notebook, refrigeradores, entre outros, lembrando que eles precisam estar na mesma rede.
Conheça a DLNA   http://www.dlna.org/ 


Mãos a obra!

Veremos como Espelhar tela do Smartphone em uma Smart TV, usaremos uma smartv e Smartphone da samsung.

1º passo: Primeiramente devemos vela a documentação dos equipamentos para certificar que os dois equipamentos possuem suporte ao DLNA e ao Screen Mirroring(Espelhamento de tela), e se estão conectados na mesa rede doméstica, a Smar tv pode conectar via cabo de rede ou wifi dependendo dos recursos de cada equipamento.

com a Smar tv ligada aperte source no controle e selecione entrada Screen Mirroring;



2º passo: vá nas configurações de seu smartphone e encontre a opção de screen mirroring.
Essa mesma opção dependendo a versão do Android pode ser encontrada em configurações de redes - compartilhamento de mídia. 

  


Irá aparecer no Smartphone o modelo TV, clique para conectar.


        


3º passo: Verifique se na TV está pedindo para autorizar a conexão, se sim, autorize a conexão com Smartphone, após isso já podemos verificar que a tela do Smartphone já está espelhada em sua Smart tv.



4º passo: Você poderá usar toda tela de sua tv como tela do celular, podendo ver vídeos, jogos, redes sociais entre outros.