Menu principal

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Porque os satélites não caem?

Um satélite pode ser considerado é qualquer objeto que orbita algum planeta em trajetória elíptica ou circular. Um exemplo é a Lua, um satélite natural da terra.

Os satélites artificiais que criamos tem vários objetivos, os principais são para transferência de dados e comunicação, pesquisa, mapeamento, etc.


Mas porque um satélite não cai?


Simples!! A gravidade da terra atrai o satélite para o seu núcleo, e o movimento constante é gerado por um impulso inicial na velocidade adequada.



Vou explicar melhor.

Conforme imagem abaixo, se em uma montanha muito, muito alta, disparecemos um canhão com baixa velocidade no tiro a bala do canhão ia cair logo ao chão(tiro 1), pois a gravidade seria mais forte puxando a bala do canhão para baixo.



Se a potência do tiro for maior gerando mais velocidade, a bala de canhão irá demorar mais a alcançar o solo (tiro 2).

Agora se a altura do da montanha for adequada e a velocidade do disparo for suficientemente forte(tiro 3), a bala de canhão irá ficar girando em volta da terra, devido a gravidade fazer com que a bala fique sempre caindo e a velocidade mantem o curso da bala.





Os satélites então são acoplados em foguetes que sobem na vertical e alcança a altura adequada( se não me engano a 100km da superfície da terra) após isso o foquete se posiciona na horizonta paralela a terra e acelera até a velocidade adequada, após isso o satélite é solto e mantem a velocidade sempre caindo.

Mas os satélites ainda assim caem após algum tempo, pois a terra não é 100% redondo, essas diferenças na superfície da terra ao passar dos anos, faz com que o satélite perca a velocidade e acabe caindo.


Seque também um vídeo explicando o processo.







Agora já sabemos um pouco sobre porque osa satélites não caem!

Até mais pessoal, abração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário